terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Secretaria Estadual de Educação leva mostra itinerante para Ilha Solteira

Exposição é composta por experimentos que simulam fenômenos físicos


Até 31 de março, a exposição interativa Ciência, Ação e Diversão, instalada no Praça Paiaguás, em Ilha Solteira, receberá a visita de milhares de alunos de escolas estaduais, municipais e particulares da região.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Educação, por meio da Diretoria de Ensino – Região de Andradina, do Espaço Ciência de Pernambuco, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Prefeitura de Ilha Solteira e da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências.

Segundo a Dirigente Regional de Ensino, Profª. Selênia Silvia Witter de Melo, voltada a estudantes, professores e para a população em geral, a mostra é composta por experimentos que simulam fenômenos físicos e interagem com o público, a proposta desse laboratório itinerante é despertar nos alunos o interesse pelo estudo de ciências por meio do contato com a sua forma prática, dinâmica e interativa.

Entre os experimentos da mostra está uma bicicleta, cuja roda em movimento aciona um gerador, que por sua vez coloca em funcionamento um pequeno ventilador e uma televisão. Dessa forma, os visitantes podem entender melhor a transformação de energia cinética em elétrica.

Outro destaque é um caleidoscópio, no qual diferentes imagens são formadas por meio de múltiplas reflexões de um disco giratório associado a três espelhos planos retangulares.

Na mostra há também um cone de ar em que é possível sustentar uma bola por meio de uma corrente forçada de ar. A pressão exercida pelo ar está associada a uma força que se contrapõe ao peso do objeto. Assim, quando essas forças se anulam, a bola fica suspensa.

Andradina é o terceiro município paulista a receber a exposição, que já passou por cidades como Recife, Cuiabá, Campo Grande e Natal.

A Mostra Ciência, Ação e Diversão pode ser visitada de segunda a domingo, das 8h00 às 12h e das 14h às 18h, na Praça Paiaguas, Avenida Brasil, Centro, em Ilha Solteira. As escolas da região interessadas em agendar visitas podem entrar em contato pelo telefone (18) 3702.1400, falar com o Professor Coordenador da Oficina Pedagógica André Henrique ou Kátia Mendes.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário