segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

EXPERIMENTOS PARA OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO

BICICLETA: Ao pedalar a bicicleta, transformamos a energia química armazenada em nosso organismo em energia cinética. A roda em movimento aciona um gerador no qual a energia cinética é transformada em energia elétrica que aciona um pequeno ventilador e um rádio.
ESPELHOS: Ao combinarmos dois espelhos planos, produzimos múltiplas reflexões, fazendo com que os espelhos produzam múltiplas imagens.
MIRAGEM PORQUINHO/MIRAGEM LÂMPADA: Espelhos esféricos podem modificar o tamanho e a orientação dos objetos refletidos, podendo produzir imagens reais ou virtuais.
CALEIDOSCÓPIO: Diferentes imagens são formadas através de múltiplas reflexões de um disco giratório.
CINEMINHA: Imagens que observamos permanecem gravadas na nossa retina, nos permitindo perceber uma sucessão de imagens estáticas como se estivessem em movimento.
PRESSÃO ATMOSFÉRICA: A pressão atmosférica atua sobre os corpos em todas as direções.
CONE DE AR: Neste experimento, é possível sustentar uma bola através de uma corrente forçada de ar. A pressão exercida pelo ar faz com que a bola permaneça suspensa
CADEIRA GIRATÓRIA: Ao girar um corpo, a velocidade que ele adquire não depende apenas de sua massa.
BANCO DE PREGOS: Também conhecido como a “façanha do faquir”. A força do corpo de uma pessoa sobre a minúscula área da ponta de um prego resulta numa grande pressão, mas se a mesma pessoa senta no banco, ela distribui o peso por uma área maior, diminuindo a pressão.
ALAVANCA: Uma alavanca com regulagem permite que se constate a variação do esforço empregado para levantar o peso apenas com a variação do comprimento do braço da alavanca.
PARABÓLICAS: Duas pessoas podem se comunicar utilizando antenas parabólicas distantes uma da outra.
GYROTEC: É um simulador de antigravidade que permite experimentar a sensação de flutuar sem peso no espaço.
FIGURA DE LISSAJOUS: Ao soltar um pêndulo composto de uma determinada posição em diagonal,   ele se movimenta alternadamente em um sentido e no sentido contrário, mudando ainda sua posição em relação à diagonal, devido às tensões nos fios de sustentação.
TESTE DE NERVOS: O visitante é convidado a conduzir uma argola através de um caminho elétrico, mas ao errar, uma luz se acende e o trajeto recomeça.
MALA REBELDE: Dentro da mala, existe uma roda que gira, impulsionada por um motor colocado na sua base.
GERADOR DE VAN DER GRAAFF: As cargas elétricas são separadas pelo atrito entre a correia e o cilindro que giram sobre a ação de um motor. Quando tocamos a esfera, elas se espalham por nosso corpo.
LOOPING: Uma bola colocada sobre trilhos adquire uma energia cinética capaz de adquirir a velocidade necessária para dar a volta no looping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário